Colocando as ideias em prática

Boas ideias sem boas ações não passam de boa ideias.
Boas ideias colocadas em prática podem se tornar grandes realizações!

Esta é a época do ano em que voltamos às atividades da vida, após férias, festas e carnaval. Nosso país funciona de verdade a partir de agora e por isso, chegou a hora de colocarmos os tais “planos de ano novo” em prática. E uma das coisas que podemos observar em nós mesmos é o modo como fazemos isso.
Todos já tivemos ideias incríveis, seja para iniciar algo novo, seja a solução de um problema, mas que acabaram ficando para trás e caindo no esquecimento.
Quem nunca teve a “ideia mais legal da vida” e ficou com receio de coloca-la em prática? Creio que todos nós, certo?

Na verdade colocar algo em prática (seja lá o que for) é um processo contínuo, que vai passo a passo se formando e se tornando realidade. Costumo dizer no consultório para meus clientes que as grandes mudanças são feitas em passos de formiguinhas, um de cada vez. E é verdade!
E quando ficamos imaginando que só será possível usar a nossa “brilhante ideia” quando estiver tudo perfeito, sem nenhum imprevisto, sem nenhum aborrecimento, a chance dela permanecer no esquecimento aumenta muito. Buscar a perfeição absoluta antes de agir serve apenas para atrasar e atrapalhar tudo. Quem já viveu isso sabe bem o que estou dizendo, não é mesmo?!?

Então, o melhor a fazer é se observar e ver como é que você transforma a sua ideia (abstrata, que está na sua cabela ainda) em ação, em algo concreto e real. Espero que aos poucos você consiga realizar seus planos, passo a passo, sem cobrança e sem sofrimento, pois assim você vai se sentir capaz de colocar a vida que planejou no final do ano passado em prática!
Porém, se você perceber que não consegue agir por medo, insegurança ou por não achar a ideia boa o bastante e perceber que isso acontece muitas vezes em sua vida, pode ser bom procurar a ajuda de um psicoterapeuta para entender os motivos que o fazem procrastinar, ou paralisar, ou se sentir frustrado.
Ninguém precisa viver achando que não consegue algo sem entender os motivos e encontrar as soluções.
Portanto, se em seus planos estava uma vontade de ter uma vida mais satisfatória, pense nisso e busque ajuda.

Related posts

Leave a Comment